A Escola parabeniza alunos e professores pela participação na Feira Regional de Ciências, realizada pela 18ª CREDE - Crato - CE, nos dias 08 e 09 de outubro de 2009.
Os projetos contemplados foram:
FÓSSEIS - O SALITRE-CE NA PALEONTOLOGIA (Prof. Luciano Francisco de Melo)
APRENDENDO LITERATURA COM CORDEL (Profa. Renata Maria da Silva)
POVO EM RECONSTRUÇÃO, A LUTA PELA IDENTIDADE PERDIDA (Prof. Francisco de Souza Barbosa) - 3° LUGAR
POR QUE AS FORMIGAS COMEM O MEU FEIJÃO? (Prof. Renato de Sousa Lima)
Título: POVO EM RECONSTRUÇÃO, A LUTA PELA IDENTIDADE PERDIDA
Autores
Martina Costa de Souza¹
Antonia Yuska Fialho Silva¹
Francisco de Souza Barbosa²
1 Alunas da EEEFM José Waldemar de Alcântara e Silva
2 Professor da EEEFM José Waldemar de Alcântara e Silva
INTRODUÇÃO
No distrito de Lagoa dos Crioulos, Salitre - CE, a grande maioria de seus habitantes são negros, o Estado reconhece essa comunidade como quilombola, comunidade negra e rural. No entanto, contemporaneamente outro ponto ganha importância para o reconhecimento de comunidades remanescentes de quilombos, a auto-identificação. Sendo assim a necessidade de se vencer o auto-preconceito de uma comunidade negra que se denomina parda, através da valorização dos resquícios culturais da nossa afrodescendência.
METODOLOGIA
O Projeto contou com a participação de alunos e professores, de forma interdisciplinar. O Estudo in locu da comunidade, a coleta de dados através de entrevistas com pessoas mais idosas, a análise de dados do último censo demográfico e a realização de culminância onde se mostrou a forte presença negra em nossa cultura para valorizar e estimular a auto-identificação da comunidade quilombola: Lagoa dos Crioulos.
RESULTADOS
CONSIDERAÇÕES FINAIS
É preciso conhecer para respeitar e valorizar, desconstruir preconceitos e reconstruir a identidade do nosso povo. A escola deve formar para vencer a ignorância e contribuir para a melhoria da sociedade, assim, é compromisso da EEEM José Waldemar de Alcântara e Silva desmistificar a identidade da nossa comunidade local.
PALAVRAS CHAVES: Identidade, Cultura, História, Reconstrução, Comunidade Quilombola.
claudiobarbosa2008@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela sua contribuição