23 de novembro de 2009

PROJETO: (RE)DESCOBRINDO UM MUNDO CHAMADO NORDESTE

IDEALIZADORES DO PROJETO:
Equipe Docente e Discente do Ensino Médio de Salitre

INTRODUÇÃO:

A MOSTRART é a culminância do processo ensino-aprendizagem da Escola, é a própria práxis educativa, em que a teoria vira prática e a Escola ganha vida. É o momento em que os educandos descobrem todo o seu potencial criativo, e que a Escola interage com a comunidade do município de Salitre, mostrando todo o seu compromisso com a missão de educar para a cidadania.
O tema da MOSTRART 2009 é o Nordeste Brasileiro, seus nove estados, toda sua diversidade étnica, cultural, política, econômica, social, (re)pensando o “ser nordestino”, para diante disso desconstruir conceitos e preconceitos que violentam esse povo inteligente, trabalhador, forte, criativo de que fazemos parte. Assim, esse projeto possibilitará um novo olhar sobre a terra e a gente nordestina e uma reconstrução de nossa identidade.
Com uma área territorial de 1,5 milhão de quilômetros quadrados, do tamanho da França, Itália, Reino Unido e Alemanha combinados; população de 58,5 milhões de habitantes (2007) ou 31,81% da população brasileira; e com um Produto Interno Bruto que representa 13,1% do PIB brasileiro (2006), ou seja com um PIB maior que o de países como o Chile, o Nordeste brasileiro não se resume as agruras da seca e da fome.
No Nordeste, onde o sol brilha o ano inteiro, a natureza é exuberante nas praias, serras e sertão, as condições climáticas são extremamente favoráveis e a localização é estratégica, próxima aos grandes mercados mundiais, o que favorece setores como agribusiness, turismo, software, confecções, indústrias de transformação, entre outros, apresentam-se como novas potencialidades de bons negócios.
Grande parte do Nordeste corresponde à área do semi-árido, uma região com alto nível de incidência de sol, clima seco, água escassa e vegetação com predominância de xerófitas (caatinga). Entretanto, é preciso ressaltar que o semi-árido, hoje, é visto, como ambiente extremamente favorável à atividades econômicas como fruticultura, piscicultura, caprinocultura, apicultura, ecoturisno e diversas outras.

VAMOS JUNTOS (RE)DESCOBRIR ESSE MUNDO CHAMADO NORDESTE!

OBJETIVOS:

Geral

Ø Fazer da Escola um espaço de aprendizagem multicultural, que favoreça a reconstrução da nossa identidade, valorizando nossas origens, riqueza e diversidade cultural, social, natural e econômica, que possibilite a desconstrução de preconceitos (raciais, sociais, regionais, lingüísticos, sexuais, etc.) e conceitos estabelecidos arbitrariamente, contribuindo, assim para a formação de cidadãos nordestinos mais conscientes e atuantes, capazes de aprender e fazer uso dos conhecimentos para melhorar a sociedade em que vivemos, pois somente o conhecimento transforma.

Específicos

Ø Incentivar a pesquisa, a leitura e a produção de conhecimentos nas três áreas do conhecimento, que o aluno se motive a aprender;
Ø Conhecer os nove estados da Região Nordeste brasileira enfatizando os aspectos (históricos, geográficos, sociais, econômicos, políticos, culturais, naturais, tecnológico e etc.);
Ø Reconhecer personagens importantes de cada estado nordestino;
Ø Trabalhar com diversos gêneros textuais (gráficos, tabelas, mapas, notícias, reportagens, receitas, poemas, biográficos, entrevistas, romances, crônicas, contos etc.), diversos tipos de texto (narrativos, descritivos, dissertativos, explicativos, injuntivos, etc.), diversos níveis de linguagem (culta, popular, formal, informal, coloquial, etc.) favorecendo o desenvolvimento de habilidades lingüísticas fundamentais;
Ø Desenvolver o raciocínio lógico através de estudos e pesquisas científicas sobre aspectos científicos, geográficos (cálculo de área, porcentagens de dados populacionais, sociais, econômicos regionais em relação a dados nacionais, e tecnológicos da Região Nordeste;
Ø Fazer do aluno um agente do processo ensino aprendizagem, através da interação entre a comunidade escolar e local.

METODOLOGIA

O projeto se concretizará através de atividades interdisciplinares e transdisciplinares, com a participação ativa de todos da equipe escolar (Núcleo Gestor, Corpo docente e discente), utilizando as mídias educativas e o LEI para facilitar, enriquecer e significar o processo de ensino aprendizagem.
Todas as ações do Projeto serão focadas na aprendizagem, na educação para cidadania, buscando a prática democrática do ato de educar.

RESULTADOS

Ø Comunidade mais consciente do valor e das potencialidades da Região Nordeste e da força e criatividade da gente nordestina, logo, menos preconceituosa;
Ø Diminuição do êxodo rural dos jovens salitrenses através da construção de uma identidade e da descoberta de perspectivas de futuro no semiárido, enfatizando a educação como caminho para uma vida melhor, portanto também reduzindo a infrequência e abandono escolar ;
Ø Alunos mais motivados para aprender;
Ø Credibilidade social, pois a escola abre as portas para a comunidade conhecer seu trabalho, suas dificuldades, buscando o apoio para a superação destas;
Ø Família na Escola, valorizando a aprendizagem.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A III MOSTRART já faz parte do calendário anual de eventos educacionais do município de Salitre, em que a Escola abre as portas para toda a comunidade local e regional. São muitos os obstáculos e dificuldades superadas pela criatividade de professores e alunos. Mas, é preciso ressaltar que é incalculável o valor das experiências vivenciadas nesse momento para aprendizagem sistematizada (conteúdos) e para a formação humana desses jovens nordestinos que buscam na Escola um caminho para uma vida melhor.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

ANDRADE, Gilberto Osório de (1970). Os climas do Nordeste. Conselho de Desenvolvimento de Pernambuco.

BRASIL - Parâmetros Curriculares Nacionais. Secretaria da Educação Fundamental. Brasília: MEC, 1997

CANEN, Ana & SANTOS, Ângela Rocha. Educação Multicultural – Teoria e Prática para Professores e Gestores em Educação. São Paulo: Editora Ciência Moderna, 2009.

CNBB (1982). Considerações sobre o homem e a seca no Nordeste. Conselho Nacional Brasileiro de Bispos.

OLÍMPIO, Domingos. Luzia Homem. São Paulo: Ridel, 2007.

QUEIROZ, Rachel. O Quinze. Rio de Janeiro: José Olympio, 1990.

RAMOS, Graciliano. Vidas secas. São Paulo: FTD, 1991.

Cidadebiz.oi.com.br

www.bcb.gov.br.pec.boletimregional/port/2009/01/br/200901b4p.pdf

http://www.bnb.gov.br/

http://www.cursos.caedufjf.net/


CONTATOS

escmediosalitre@yahoo.com.br

Fone/Fax: (88) 3537 1081

5 comentários:

  1. ESTA ESCOLA É MUITO IMPORTANTE...ME SINTO ORGULHOSA POR FAZER PARTE DELA. ADOROOO...POIS TEMOS EQUIPE DE QUALIDADE.Veronica Aguiar.3°A

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  2. MINHA ESCOLA,MEU TESOURO,O MEU TUDO,MINHA VIDA...

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  3. PROFISSIONAIS EM QUANTIDADE,QUE TRABALHAM COM QUALIDADE ,POIS SÃO UNIDOS. ESTA É A REALIDADE , GRAÇAS AO CRIADOR, QUE DÁ FORÇA E CORAGEM ,PARA TRABALHAREM COM AMOR... ESSA É A JOSÉ WALDEMAR.ESCOLA QUE AMOOO,MEU TUDO,MINHA VIDA...Verônica Aguiar.

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  4. AGRADEÇO A DEUS POR A ESCOLA JOSÉ WALDEMAR EXISTIR,OBRIGADOOO SENHOR...POR ESSA BENÇÃO.

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